Afinal, como funciona o Scanner? Utilizamos essa função das nossas impressoras o tempo todo. No entanto, você sabe como ele funciona?
O princípio básico da máquina digitalizadora consistem em uma lâmpada, que ilumina o papel e joga a luz refletida de um espelho em ângulo para o outro. Dessa forma, o última espelho reflete a imagem e uma lente que é focada num sensor, capta a imagem. Sendo assim, surge a imagem digitalizada.
O funcionamento do scanner
O dispositivo de carga acoplado (CCD) é a peça principal do scanner, uma vez que é o periférico responsável por capturar a imagem que está sendo digitalizada. O CDD faz uso de pequenos dispositivos compostos de cristais semicondutores, que são chamados de diodos. Ele convertem a luz emitida do reflexo da lâmpada que passa pelo papel em cargas elétricas. Ou seja, quanto mais forte a luz, maior será o acúmulo de carga elétrica na placa.
Como funciona o Scanner? - Ultima Etapa
Os demais procedimentos ficam por conta de um programa denominado como reconhecimento óptico, que captura a imagem no CDD, convertendo o conteúdo da folha em documento digital.
Conclusão
A diversos tipos de scanners no mercado, como por exemplo, scanners de mesa (como na imagem acima), scanners de página e os scanners das multifuncionais. A máquina Multifuncional da ELGIN PANTUM (Laser Mono - M6550NW) é um ótimo exemplo de máquinas que possuem scanners.
E aí? Gostou do nosso artigo de hoje? Você pode acompanhar mais artigos como esse clicando aqui.